e-Arte/Educação Digital Crítica no Ciberespaço
Este projeto de pesquisa que realizamos na área de arte/educação tem como eixo o debate a respeito da cultura digital e o desenvolvimento da capacidade de expressão digital crítica por meio da arte e seu ensino, postulando uma ética digital, ou tecnoética, por meio da educação intermidiática/multimídiática crítica. A partir de fundamentos teóricos e de uma contextualização histórica, discutimos o papel da tecnologia no ensino atual da Arte.
Buscamos uma prática de ensino/aprendizagem e-arte/educativa que possibilitasse aos alunos experimentar, enquanto pessoas, ações significativas para a construção de pensamentos críticos/autônomos, oriundos da criticidade acerca de uma situação problemática contida na realidade tangível em que vivem.
Objetiva-se que estas vivências sejam estimuladas através de ações artísticas instigantes, as quais sejam subsidiadas por três atividades intermidiáticas concomitantes (informação; decodificação; produção), realizadas nos meios de comunicação interligados.
Neste estudo pretendemos promover um paradigma conceitual e empírico através de ações em rede (online) através da reestruturação do site Interteias para um portal que intermedeie ações e-arte/educativas para o ensino da arte digital, repensando o processo de ensino/aprendizagem imerso na linguagem da cultura digital, e não apenas produção instrumentalizada com os padrões técnicos oferecidos pelos efeitos computacionais, para que o aluno se aproprie da linguagem para expressar-se.
Fonte: Interteias
Categorias: Projetos