Indefinidos

Reila – (Polo Aparecida)

Destaca a relação do capitalismo e mídias e o papel da educação na formação de um sujeito crítico.

 

Keila – (Polo Aparecida)

Como conscientizar estudantes (adolescentes) de determinada escola sobre as vantagens e desvantagens da super-exposição do mundo virtual.

 

Cleidivaldo – (Polo Aparecida)

Ressalta a necessidade de reflexão sobre os produtos consumidos. 

 

Paulino – (Polo Aparecida)

Uso das tecnologias em sala de aula com finalidade de explorar meios de produção visual e a utilização destas tecnologias para expressão do conhecimento e desenvolver atividades de criação.

 

Murilo Folha – (Polo Aparecida)

Não está claro. “Vejo a necessidade de questionar, investigar e refletir o momento atual das escolas e a necessidade de adaptação ao mundo moderno”.

 

Hugo – (Polo Cezarina)

Fala sobre o texto “Como realizar performances culturais arte/educativas sem desígnio pedagógico-crítico?”. Destaca sobre o professor questionar suas próprias limitações, antes de questionar as de seus alunos. “Não existe certo ou errado na arte, existe o mais ou menos adequado”. Como avaliar o aluno?

 

 

Karla – (Polo Cezarina)

Trabalho com HQ’s e linha de pesquisa pelo viés da comunicação, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem. Convergência entre literatura em quadrinhos e imagem, leitura visual.

 

Silvany – (Polo Cezarina)

Narra um caso específico de um aluno agressivo em sala de aula ressaltando  a necessidade de um professor com um olhar crítico.

 

 

Debson – (Polo Cezarina)

Como fazer o uso do celular/tablet em sala de aula de maneira produtiva. Fala sobre o conceito de interculturalidade e o que “aceitar” ou não em sala de aula. 

 

Eunice – (Polo Cezarina)

Reflete sobre a falta de formação dos professores que se encontram em sala de aula lecionando nas disciplinas de Arte.

https://www.youtube.com/watch?v=lA6uvH0NWzk

 

Aleticia (Polo Goiás)

Fala sobre a vivência que teve dentro do curso no campo das artes cênicas e sobre como a arte é capaz de instigar a busca pelo conhecimento.

 

Maritza (Polo Goiás)

O depoimento está muito confuso com uma música por baixo. Não consigo entender o que é dito pela cursista.

https://www.youtube.com/watch?v=BJ5DUtpnjhI

 

Wilhans – (Polo Goiás)

Destaca a dificuldade dos próprios professores em ter que lidar com as novas tecnologias a partir de experiência realizada em sala de aula junto a uma professora.

 

Taynan – (Polo Goiás)

Fala sobre necessidade de articular o conhecimento com as novas tecnologias e como planejar uma aula para que se possa usar, por exemplo, tablets e celulares. Relata experiência realizada na escola com o facebook dos alunos. Porque a escola resiste tanto aos celulares?

 

Ariane – (Polo Goiás)

Trabalho com alunos com deficientes auditivos. Promover oficinas de libras através de um aplicativo de celular, em que o aplicativo ajuda a conhecer a linguagem (libras).

 

Terezinha Vitor (Polo Goiás)

Utilizar a arte par o aprendizado em matemática.  Busca de vídeos de aulas de matemáticas mais acessadas no youtube para ver o que os alunos estão mais acostumados a assistir.

 

Jeferson (Polo Inhumas)

A análise do perfil dos professores de arte num colégio específico. No colégio não há professores formado em artes. A intenção é a partir da análise desses professores conhecer se eles tem condição de ministrar essas aulas para o desenvolvimento de uma consciência crítica.

https://www.youtube.com/watch?v=DA32IH-aHcA

 

Augusto (Polo Inhumas)

Reflexão sobre as tecnologias da comunicação e educação, fazendo convergências entre os assuntos com trechos de Paulo Freire e Ana Mae Barbosa.

 

Arielli – (Polo Inhumas)

Porque censurar o acesso a internet aos alunos uma vez que isso é corriqueiro/cotidiano na vida deles? O professor deve estar atento aos que os alunos consomem para poder dinamizar o conteúdo a ser trabalho em sala de aula e uma nova maneira de utilizar a internet para os alunos.

 

Leide Dayane – (Polo Inhumas)

O uso indevido de bombas caseiras no ambiente escolar. Qual fonte terá sido utilizada pelos alunos para fabricar o dispositivo? Qual será o conhecimento acerca disso dos alunos que acionaram a bomba?

 

José Messias – (Polo Inhumas)

Proibição do boné dentro da escola e em sala de aula. Fala sobre os interesses nos depoimentos das professoras Mariana e Sainy.

 

Marifranci – (Polo Inhumas)

Destaca o depoimento da professora Mariana e como aproveitar os materiais consumidos pelos alunos para ensinar, bem como o uso correto dos aparelhos tecnológicos da escola para colaborar em prol da metodologia do professor.

 

Dalmiron – (Polo Inhumas)

Destaca a intervenção do professor Eurim realizada na escola. O trabalho com a pichação e a utilização dos vídeos na performance final realizada pelo professor. (o áudio do vídeo está muito ruim, não dá pra se entender quase nada).

 

Nislaine – (Polo Uruaçu)

Ressalta a questão do consumismo através do hábito da troca constante de aparelhos celulares pelos alunos. Porque a trocar o aparelho em tão pouco tempo? Como levar o aluno a refletir sobre o consumismo de aparelhos celulares?

 

Denildson – (Polo Uruaçu)

O uso dos celulares e sua proibição nas escolas. Como é o papel do professor para educa-lo a respeito de um uso consciente do aparelho na escola.  

 

Christina – (Polo Uruaçu) 

Ressalta a difusão do YouTube nos últimos anos. Será o Youtube uma nova possibilidade das artes, visto que aproxima arte e público, em múltiplas possibilidades de conteúdo? Como se deu esse processo intermidiático?

 

Sheyla – (Polo Uruaçu)

Fala sobre a execução do plano de ensino que realizou num museu. Destaca que através da ação foi capaz de ver o aluno como próprio sujeito formador de seus conhecimentos.

 

Haliene - (Polo Cezarina)

Ressalta a questão de como trabalhar a questão do bullying em sala de aula. 

 

 

Daiane – Inhumas

Fala sobre a necessidade de novas metodologias para o ensino da arte relacionado a cultura digital e como os alunos podem ter mais conhecimento sobre alguns assuntos do que os professores. Como ensinar a consumir no mundo digital para uma aprendizagem que agregue valores?

https://www.youtube.com/watch?v=wIRWhUlwERY

 

Patrícia - Cezarina

Trabalho com pichações na escola. O (des)cuidado com o espaço público.