Artes Visuais
Alessandra (Polo Aparecida)
Socioambiental. Concentrar a atenção de alunos, pais de alunos, funcionários da escola sobre a questão ambiental.
Ednalva (Polo Aparecida)
Ressalta um trabalho realizado na escola em que trabalhou com a ornamentação de Natal de espaços diferentes, analisando as imagens e refletindo sobre uma “ideologia de consumo” pelas imagens das ornamentações do Natal. “Fomentar minha proposta de pesquisa em prol do despertar da consciência crítica dos jovens entre 14-25 anos acerca do uso do celular sem proibições, mas utilizando-o como instrumento no processo de ensino aprendizagem por meio das artes visuais”.
Elizabeth (Polo Aparecida)
Trabalho com textura com crianças de 1-2 anos de idade. Criação de imagens com estas crianças. Pretende buscar compreensão maior acerca da contribuição das artes visuais na educação infantil.
https://www.youtube.com/watch?v=v_vzPdVrZxM
Barbara (Polo Aparecida)
Sobre a questão da proibição: a restrição de acesso e elitização dos museus ou abordar as questões dos museus virtuais em antagonismo ao primeiro tema, que permite o acesso livre pelas redes. Abordar a questão das educações não formal nos museus e a comunicação desses espaços com a comunidade/sociedade em que está inserido.
https://www.youtube.com/watch?v=75lRDGavROk
Nubia (Polo Aparecida)
Como as novas mídias e tecnologias podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem nas aulas de arte? Até onde pode-se usar essas mídias como aliadas ao desenvolvimento do processo criativo dos alunos principalmente nas aulas de desenho e fotografia.
Verônica (Polo Cezarina)
Confeccionar um livro através da letra da música “Aquarela” retratando a música através de desenhos. Relação de como a música pode colaborar num processo criativo em artes visuais.
Elisangela (Polo Cezarina)
Fala sobre um trabalho com cores realizado durante o plano de ensino, onde apresentou a alunos as cores primárias e os levou ao laboratório de informática para que pudessem realizar algum tipo de trabalho com as cores.
Abadia (Polo Cezarina)
Se o conteúdo é visual, é mais fácil de ser apreendido pelo aluno. A arte como cultura.
Fernanda (Polo Cezarina)
Metodologias em artes visuais na sala de aula. Cita Pestalozzi.
Sonia (Polo Cezarina)
Trabalho com crianças especiais, depoimento pouco claro e confuso.
Dorvany (Polo Cezarina)
A desvalorização da arte e cultura indígenas, bem como os entendimentos equivocados a respeito. Uma educação em prol da quebra dos estigmas acerca da arte e cultura indígenas. Cita experiência realizada em museu.
Monica (Polo Cezarina)
Relata experiência realizada onde integrou um trabalho realizado na escola com o posto de saúde da cidade. Utilizou de pratos de papelões produzidos pelos alunos que posteriormente seriam expostos no posto de saúde.
Aline (Polo Goiás)
A produção de um desenho a partir da música. Fala sobre os alunos desinteressados e professores com dificuldades para conseguir dar aula.
Download do arquivo de áudio: https://drive.google.com/file/d/0ByBep-CgxOVuSkhyUW9GaHdvNms/view?usp=sharing
Adriana (Polo Inhumas)
Arte urbana pelo viés das artes visuais. Fala sobre as questões da arte na cidade e a sua relação com o cotidiano. Como a arte de rua saiu da rua, foi para o museu e agora volta para o seu local de origem.
Download do arquivo de áudio: https://drive.google.com/file/d/0ByBep-CgxOVuUjVrTHNGcGJIYVk/view?usp=sharing
Simone (Polo Uruaçu)
Reflete sobre atividade em que realizou uma pintura e após um vídeo sobre a pintura. Se questiona a respeito da arte enquanto educação para formação de pessoas críticas. Pretende abordar a questão de xingamentos em sala de aula através das artes visuais, em específico a pintura.
Vera Lúcia (Polo Uruaçu)
Pretende trabalhar com arte virtual/digital x arte real. (o áudio do vídeo está péssimo).
Sandra (Polo Uruaçu)
Fala sobre a aula realizada como atividade para disciplina do curso onde trabalhou com os museus virtuais. Destaca o depoimento da professora Mariana sobre como abordar os consumos dos alunos em sala de aula e como os museus virtuais podem colaborar num processo de conhecimento/apreciação da arte.
Download do arquivo: https://drive.google.com/file/d/0ByBep-CgxOVuVUJyM3hqYkdHaUk/view?usp=sharing
Carla Gioconda (Inhumas)
De que forma o universo artístico, dentro das artes visuais pode contribuir para o processo de ensino aprendizagem destes alunos. Incentivando-os a apreciar as artes e saber que através desta poderão evoluir em seus conhecimentos.
Download.Pdf (arquivo de vídeo errado)
Paulo Antonio (Uruaçu)
Integrar alunos a arte do grafismo e o uso da tecnologia.
Download.word (não enviou vídeo)
Sheila Rodrigues (Uruaçu)
"Minha vivencia escolhida é a fotonovela. Apesar de que a vivencia não ter sido feita em uma sala da aula eu já tinha tido a experiência anteriormente com oficinas de história em quadrinhos. Gosto de trabalhar essa técnica pela diversidade de possibilidades que tem quanto aos temas que podem ir tanto da retratação da realidade quanto histórias da ficção que estimulam a criatividade".
https://www.youtube.com/watch?v=fIsThmeDcjw