Vivência pela rede 02/10/2014
Vivência pela Rede faz parte da disciplina do Módulo I - Seminário Intermidiático Digital, ofertada pelo Curso de Especialização em Arte/Educação Intermediática Digital. É um momento de debate reflexivo online, feito com professores convidados.
Na primeira vivência pela rede, realizada em 02 de outubro de 2014, no Laborátorio do CIAR/UFG, a finalidade foi potencializar a disciplina anterior Fundamentos da Arte/Educação e iniciar a discussão da disciplina em andamento Arte/educação versus e-Arte/educação digital.
O encontro online foi aberto pela profa Ms. Iolene Lobato, que salientou ser a vivência pela rede um mecanismo que, articulado ao curso, desconstrói a idéia de que a educação a distância é uma modalidade em que o cursista se encontra distante, sozinho, abandonado. Ao contrário, é uma possibilidade que instiga a proximidade, estreita os laços e possibilita o afeto, tão necessário nas relações interpessoais e humanas, consequentemente, na educação.
Em seguida, a profa. Dra. Fernanda Cunha presidiu as atividades da vivência pela rede, convidando ao diálogo o Professor Convidado e Autor da Disciplina “Fundamentos da Arte/Educação”, Prof. Dr. Fernando Azevedo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que se apresentou, respondendo em seguida a inquietações e proposições investigativas apresentadas pelos 70(setenta) alunos participantes da vivência em rede, representados nos pólos de Aparecida de Goiânia, Cezarina, Goiás, Inhumas e Uruaçu.
Dos componentes da equipe do Curso de Especialização em Arte/Educação Intermediática Digital, estiveram presentes à vivência no Laboratório do Ciar/UFG, os professores formadores Ms. Lilian laurência, Ms. Hailton Lemos e a profa orientadora Grasielle Oliveira. Online participaram os orientadores: prof. Ezequiel Martins Ferreira, profa. Valéria Alves Correia Tavares, profa Aurizete da Silva Rezende e a tutora de Polo de Aparecida de Goiânia, Marlene Barros Sandes.
No término do debate pelo chat/batepapo, os alunos manifestaram a experiência vivida como válida e importante para sua formação intelectual. Encerrada a sessão, a profa Dra Fernanda agradeceu a participação do professor convidado, Dr. Fernando Azevedo, e dos demais participantes e pontuou a importância do diálogo, do debate e da reflexão sobre a e-arte/educação na formação de crianças e adolescentes.